O INPG – Instituto Nacional de Pós-Graduação foi fundado em 11 de março 1986 e consolidou-se como uma das primeiras instituições a oferecer cursos de pós-graduação e MBA de alto nível fora das poucas capitais em que então eram ofertados. Ao longo desses anos recebeu destaque em rankings de qualidade em pós-graduação, tanto no âmbito nacional quanto no regional. São mais de 30.000 alunos diplomados. Hoje o INPG oferece 8 cursos de pós-graduação em especializações e 8 MBAs, oferecendo também cursos de formação, em
seu PDE – Programa para Desenvolvimento de Executivos.
SOBRE O CURSO
A liderança de negócios requer competências específicas: visão de negócios, foco em construção e sustentação de clientela, capacidade de inovação, capacidade de pensar além dos padrões de negócios consolidados, coragem para romper com padrões burocráticos, liderança transformacional, entre outros pontos. O presente curso visa preparar profissionais com essas competências específicas – empreendedores, intraempreendedores, lideranças de suporte com visão de negócios (pensar como dono) e não apenas com a perspectiva dos requisitos funcionais de suas áreas.
É um curso para profissionais de alto comando ou para aqueles que desejam chegar lá, partindo de suas áreas funcionais.
OBJETIVOS
O objetivo maior do curso de Formação de Dirigentes Empresariais é formar empresários e executivos profissionais de negócios, além de contribuir com os gestores e dirigentes das organizações, atendendo as pessoas capazes de ver a organização, seu processo, sua cultura, seus resultados na perspectiva da finalidade última do negócio: construção de clientela, competitividade, desenvolvimento no mercado.
Para cumprir tal propósito o curso vai preparar profissionais com capacitação para:
· Compreender os negócios em seu contexto econômico, social, político, tecnológico atual, com visão abrangente dos agentes e das motivações que o sustentam: fornecedores, parceiros comerciais, distribuidores, financiadores e clientes.
· Ter uma visão clara sobre estratégia empresarial no contexto da transição digital que vem afetando todas as organizações, amplitude de mercado mundial e obter resultados através da transformação digital.
· Exercer liderança para construção de negócios: apresentar propostas, negociar, conquistar adesão espontânea do pessoal interno e de parceiros externos.
· Implementar a “destruição criadora”, a mola da inovação e construção de riqueza no sistema de mercado aplicando uma visão transformadora.
A QUEM SE DESTINA
· Empreendedores já estabelecidos ou que pretendem se estabelecer.
. Gestores empresariais responsáveis por planejamento e tomada de decisão.
· Líderes de famílias empresárias ou futuros sucessores de organizações familiares.
· Criadores de startups.
· Profissionais técnicos corporativos ou da livre iniciativa que precisem adquirir visão de negócios.
· Profissionais de consultoria de negócios.
COORDENADOR DO CURSO:
Prof. Dr. José Antonio Rosa
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduado em Comunicação (Jornalismo), Foi gerente-executivo de organização multinacional de treinamento e consultoria. Tornou-se consultor no fim da década de 1980 e atuou em destacadas organizações do segmento, nas áreas de organização, treinamento, orientação de carreiras, empreendedorismo. É autor de livros das áreas de gestão e comunicação e é produtor de conteúdo para cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres.
CORPO DOCENTE
Clique no nome do Professor para ver o CV Resumido.
Prof. Dr. Alexandre Luzzi Las Casas
Pós-Doutorado pela Universidade Portuguesa – Porto (Portugal). Doutor em Administração Mercadológica pela Fundação Getulio Vargas – FGV – SP. Mestre em Administração de Empresas, na área de Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP. Graduado em Administração de Empresas (concentração em Marketing) pela University of Maryland (EUA) e em Administração Mercadológica pela Prince Georges College (EUA). Professor titular da PUC-SP, onde coordena os programas de Pós-graduação em Administração, nos níveis de mestrado e doutorado. Foi professor convidado nas universidades de Valladolid (Espanha) de Neuremberg (Alemanha), Complutense (Madrid), no Instituto de Economia e Administração (Moscou) na Universidade Católica Portuguesa – Porto e na Universidade Católica de Angola, onde ministrou aulas em cursos de doutorado, MBA. Palestrantes nacional e internacional. Autor de livros e artigos na área do marketing.
PROFA. DRA. ANA CLAUDIA ZOSCHKE
Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração e Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atua como professora do Centro Universitário UNISOCIESC. Tem experiência em Planejamento e Estratégia Empresarial e Comunicação Corporativa Estratégica. Atua como consultora em pesquisa mercadológica, marketing e branding.
Prof. Dr. André Robic
Doutor pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo – SP. Mestre pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo – SP. Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, Piracicaba – SP. Concluindo o curso de pós-doutorado na Católica Porto Business School no Porto, em Portugal. Especialista em planejamento e modelagem de negócios, com ênfase em pesquisa e análise do comportamento do consumidor aplicados á inovação e empreendedorismo. Tem a sua carreira como executivo de vendas e marketing, consultor e mentor em diversas empresas brasileiras e internacionais. Paralelamente, desenvolveu uma carreira acadêmica, coordenando cursos e ministrando aulas em diversas instituições brasileiras de ensino em cursos de graduação e pós-graduação. Um dos criadores do FashionHUB, comunidade do IBModa que vem para impulsionar, transformar e fortalecer a cadeia de moda por meio de programas de mentoria, educação e consultoria em rede.
Prof. Armando de Santi Filho
Mestre em Administração pela FEA-USP.
Graduado em Administração pela EAESP-FGV, São Paulo-SP. Foi executivo de negócios e financeiro de grandes empresas. Atualmente é conselheiro independente de empresas, com certificação peço IBGC. Consultor de governança corporativa e de gestão financeira. Autor de diversos livros da área financeira.
Prof. Carlos Alberto Ercolin
Doutorando pela UNAM – Argentina, com ênfase em Governança Corporativa. Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA-USP de São Paulo. Coordenou o capítulo Paraná do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Conselheiro Certificado pelo IBGC – CCI, desde 2010. Como Senior Consultant do Banco Mundial/IFC coordenou projeto de implantação de boas práticas de governança corporativa em Moçambique. Mais de 15 anos de experiência em Conselhos Consultivo, Fiscal e de Administração. Atualmente é Conselheiro fiscal na São Martinho (listada no Novo Mercado) e Conselheiro consultivo no PMI-PR. Co-autor do livro de Governança Corporativa da Fundação Getulio Vargas (usado nos MBA da FGV).
Prof. Carlos Dornellas
Mestre em Engenharia pela Universidade de São Paulo – USP. Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos. É certificado Project Management Professional – PMP pelo Project Management Institute – PMI e membro da AACE – The Association for the Advancement of Cost Engineering. Prestou serviços de consultoria em gerenciamento de projetos para as seguintes empresas: Santo Antonio Energia SA, Promon Engenharia, Promon Eletrônica, CNEC, Furukawa Empreendimentos, Petroquímica União, Usiminas Mecânica, DuPont do Brasil, entre outras. Co-autor do livro de Gerenciamento de Custos em Projetos.
Prof. Dr. Carlos Henrique Aiello
Doutor em Comunicação Midiática pela UNIP – SP.
Mestre em Comunicação Midiática pela UNIP – SP. Especialização em Identidade Nacional, Educação e Desenvolvimento pela UNESP de Araraquara, MBA em Gerenciamento de Marketing pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação – INPG/SP. Graduado em Relações Públicas pela UNESP de Bauru. Atuou como executivo em empresas familiares e multinacionais como Coca-Cola e Ambev. Foi Gerente Regional do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de SP. Consultor de Empresas, Palestrante, Instrutor da KLA Educação Corporativa nos cursos de Vendas e Liderança. Presidente da ONG Morada de Luz há 21 anos.
Prof. Dr. Carlos Magno Andrioli Bittencourt
Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Economista, palestrante e consultor. Foi Presidente do Conselho Regional de Economia do PR. Atualmente é Conselheiro do Conselho Federal de Economia. Coordenador Pedagógico da CONAMPE.
Possui mais de 800 entrevistas na mídia tanto escrita como falada em nível regional e nacional. Atuou como Analista de Negócios na Diretoria de Finanças do Banco
HSBC. Consultor Empresarial.
Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis Júnior
Doutor em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro de Portugal, convalidado pela FEA/USP, São Paulo – SP. Mestre em Gestão Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pós-Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É Professor Universitário e Pesquisador nas áreas de comportamento organizacional e inovação. Autor de 3 livros e diversos artigos em revistas internacionais de reconhecida qualidade como Journal of Business Ethics, Managing Service Quality, International Journal of Manpower e European Journal of Innovation Management, além de participações em diversos eventos internacionais sobre os temas. Avaliador de artigos da revista norte americana International Journal of Innovation Science. Consultor nas áreas de Inovação e Comportamento Organizacional. Docente convidado pela PUC-PR, pelo ISAE/FGV de Curitiba -PR e pelas Faculdades da Indústria do Sistema FIEP. Consultor nas áreas de Inovação e Comportamento Organizacional.
Profa. Dra. Deborah Riggenbach
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão do Comportamento Humano no Trabalho e Técnicas de Gestão de Pessoas nas Organizações. Psicóloga (CRP-12/4855). É sócia, consultora, palestrante e instrutora da DR Mentoria & Capacitação. Docente de cursos Pós-Graduação em nível de Especialização/MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional em diversas instituições de ensino de Santa Catarina. Diretora técnica da Irmandade do Divino Espírito Santo/IDES. Consultora de Empresas.
Prof. Edemir de Melo
Mestrando em Métodos Quantitativos de Apoio a Decisão pelo ITA – São José dos Campos. Especialização em Administração pela FIA/USP. MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC – São Paulo. Possui graduação em licenciatura em matematica pela UNITAU. Professor se cursos de Pós/MBA da Trevisan Escola de Negocios e da Saint Paul Escola de Negócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão e Finanças, tendo atuado nos últimos 20 anos em posição de alta administração. Consultor Empresarial.
Prof. Dr. Fernando Santini
Ph.D. em Philosophy in Business Administration, pela Florida Christian University, USA, revalidado no Brasil pela UNAMA – AM. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC / SP. Pós-Graduado em Administração de Marketing, Administração Hospitalar e Universitária. Graduado em Administração. 33 anos de carreira desenvolvida na área acadêmica como Professor de cursos de Pós-graduação na FGV e FIA-USP e atuando na São Paulo Alpargatas, Playmarketing, Hey’di do Brasil, CET, Prefeitura de São Paulo. Co-autor dos livros Estratégias Empresariais (Editora Saint Paul) e Gestão e Planejamento de Marketing (editora FGV). Autor do livro Gestão de Marketing (Editora Saraiva) e 3º Setor: O uso de marketing para a captação de recursos (Ed. Livrorama, 2020). Palestrante e Consultor na área Inteligência de Mercado, Gestão, Marketing e em sucessão em empresas familiares.
Prof. Dr. Fernando Do Val
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Economia pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo FIPE/USP. Graduação em Ciência Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de São Paulo/USP Especialista em Governança Corporativa e Ética Empresarial. Professor nos cursos de Pós/MBA do INPG Business School. Orientador de Trabalhos de conclusão de curso na Universidade Católica de São Paulo e Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Autor dos livros:
1) Teoria e Política, Monetarias – Editora Atlas em 4a edição.
2) Macro Economia Estática e Dinâmica Ed. Saraiva em 5a. edição.
Prof. Jakov Surjan
Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Ciência da Computação pela Universidade Mackenzie. Especialização em Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Graduação no IME-USP. Atuação na área de TI como programador, engenheiro de software, desenvolvedor de sistemas, elaboração e gestão de projetos tecnológicos, além de concepção e gerencia de Data Centers. Executivo de empresas nacionais e multinacionais de tecnologia em funções de gerencia e direção, responsável por áreas técnicas, administrativas, organizacionais e de planejamento, com desenvolvimento de projetos de amplitude nacional e internacional. Atuação em diversas funções acadêmicas com elaboração de projetos educacionais, professor, chefe de departamento, coordenador de cursos, gestor em Universidade, membro da direção de Faculdades e Universidades. Participação em congressos acadêmicos internacionais. Consultor de empresas nas áreas de tecnologia da informação, desenvolvimento de projetos tecnológicos, governança de TI, planejamento, reorganização de empresas, qualidade e transformação digital
Profa. Dra. Joana Ramos Ribeiro
Doutora em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Realizou o doutorado sanduíche na Beira Interior – Portugal. Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Bacharel em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com ênfase em produção. Leciona nas áreas de Produção, Logística e Projetos no INPG Business School. Editora associada da revista JATM na área de Management Systems, professora parceira na pós-graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (CTE) do ITA no qual leciona e realiza pesquisa na área de prospecção tecnológica e gestão da inovação. Autora de livros didáticos para Fundação Bradesco e Iochpe. Experiência na área de Gestão Tecnológica e Inovação, onde trabalhou como pesquisadora no Observatório Tecnológico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA). Consultora do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) no desenvolvimento de ferramenta para levantamento de tecnologia crítica e em Data Analysis na startup Petmondo. Possui experiência profissional na área de Logística, Supply Chain e Projetos onde trabalhou como analista sênior na empresa Alpargatas e Coordenadora de logística no grupo Vivara. Atualmente, é Head of Innovation do programa HITT, no Hub de Vitrine de Desenvolvimento Tecnológico, participa do Programa FAPESP – PIPE II com a startup CT&I no desenvolvimento de uma plataforma de clima espacial. É consultora de Data Science na Aeroconsult Ltda.
Prof. João Carlos Boyadjian
Mestre em Engenharia Naval POLI_USP; Administrador de Empresas; Profissional em Gerenciamento de Projetos, Especialista em Planejamento, Finanças, EAD, R-Machine Learning, ATP-Autorized Trainer PMP, KOff -Waterfall e Ágil-PMI. Fundador do PMI®– SP – Mentor na fundação do PMI®-MG (1999) e do PMI®-MT (2013) e do PMI-Armênia; Presidente do Fundo Armênia do Brasil; Autor do livro eletrônico de Gerenciamento de Projetos da Ed. Intervir – RJ. Co-autor do livro de Gerenciamento de Projetos Brasil – IETEC. Co-autor do livro Ger. Projetos em tirinhas de Alonso Soler. É co-autor do livro de Manual de Gestão Empresarial – FIA. Executivo da JCB Management Palestrante em nível nacional e Consultor de Empresas.
Prof. Dr. José Antonio Rosa
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de SãoPaulo – ECA/USP. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de SãoPaulo (PUC/SP). Graduado em Comunicação (Jornalismo), Foi gerente-executivo de organização multinacional de treinamento e consultoria. Tornou-se consultor no fim da década de 1980 e atuou em destacadas organizações do segmento, nas áreas de organização, treinamento, orientação de carreiras, empreendedorismo. É autor de livros das áreas de gestão e comunicação e é produtor de conteúdo para cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres.
Prof. Luiz Thomaz
Mestre em Administração de Empresas pela UFSC.
Economista pela UNIFAE. É Coach Executivo, com certificação pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua como consultor em projetos inovadores, startups, captação de recursos de longo prazo, viabilidade de projetos, planejamento estratégico, business intelligence, inteligência competitiva, valuation, gestão financeira e tributária. Sócio-proprietário da THZ.
Prof. Dr. Macir Bernardo de Oliveira
Pós-Doutorado – Politécnico di Milano; Doutorado – POLI – USP; Mestrado – ECA – USP; Post MBA – Kellogg School; MBA Empresarial – Fundação Dom Cabral; Pós-graduação em Marketing – ESPM; Graduado em Publicidade e Propaganda – UNIMESP Atuou como executivo das áreas de marketing e estratégia em diversas multinacionais entre elas: Grupo Amesp Saúde, Graber Holding, Grupo Abril, Valmet Tratores, Metal Leve e Cofap, entre outros. Desenvolveu diversas startups nas áreas da saúde, segurança e tecnologia. É sócio-diretor da ElevenPix Comunicação, responsável pelas áreas de planejamento de marketing e novos negócios. Atuando desde 2000 em programas de Pós-Graduação lato sensu, Educação Executiva e MBAs com passagens pela FIA/USP, ECA/USP, POLI/USP, ESALQ/USP entre outras.
Prof. Dr. Miguel Hemzo
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. MPhil (Master of Philosophy) em Marketing pela London Business School – University of London. Experiencia como professor em diversas Universidades, como USP, FAAP, ESPM, Mackenzie, entre outras. Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, particularmente em: estratégia, marketing estratégico, marketing do luxo, marketing de serviços, comportamento do consumidor, comunicação e gestão de empresas. Consultor de Empresas.
Prof. Paulo Maffei
Mestre em Administração de Empresas pela UNINOVE.
Pós-graduado em Gestão Empresarial pelo Instituto
Trevisan. Especializado em Gestão: Curso de atualização para CEOs- Advanced Management Program) pelo IESE – Universidade de Navarra (Brasil e Barcelona/Espanha).
Trinta e seis anos de experiência como executivo, sendo quinze anos como CEO & Presidente em duas multinacionais, suíça e japonesa e uma empresa familiar. Cinco anos de experiência como Diretor de Marketing & Vendas em multinacional norte americana. Professor no MBA da FGV.
Hoje Sócio Fundador da Ação Positiva Consultoria Empresarial Ltda.
Prof. Ricardo Queiroz
Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF. Graduado em Psicologia e Comunicação Social. Consultor de Desenvolvimento de Lideranças, professor da FGV.
Psicoterapeuta e Co-fundador da Oceano Azul Pessoal.
Consultor da Lee Hecht Harrison Executive Coach e Treinamento Professor de MBA’s da FGV, IBMEC. Consultor da FGV In. Consultor da Company Eurofins, Shell, Souza Cruz, MAN Volkswagen, Mills, Previ dentre outras. Bayer CropScience e Petrobras.
Profa. Dra. Sirlei Pitteri
Pós-doutora em Economia das Organizações pela FEA/USP. Doutora e Mestre em Administração pela USCS. Especialista em Administração de Empresas pelo Citimaster. Graduada em Física pela USP. Foi executiva do Citibank como Gerente de Projetos de TI para Tesouraria, Mercado de Capitais e Negócios Internacionais e diretora administrativa e financeira em empresa de construção civil. Atuando desde 2005 como consultora de empresas, professora e pesquisadora em Administração, com ênfase em Economia e Finanças, Mercado de Capitais e Governança Corporativa.
Autora de livros e artigos.
OPÇÕES PARA O CURSO
Taxa de matrícula: R$250,00
Opção A – 100% Presencial
Período das aulas 09 de abril a outubro/2022. – Férias em Julho
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:
AULAS EM SÁBADOS ALTERNADOS, CONFORME CRONOGRAMA DAS 08H00 ÀS 17H00
DIAS E HORÁRIOS DAS PALESTRAS:
QUARTA-FEIRA OU QUINTA-FEIRA DAS 20H00 ÀS 21H30
Valor:
ou 11.000 no Boleto ou cartão
18% de desconto para matrículas realizadas até 11 de março de 2022. A primeira parcela poderá ser paga até 04 de abril de 2022.
Opção B – 100% ON-LINE AO VIVO NO ZOOM.
Período das aulas 20 de abril a novembro/2022 – Férias em Julho
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:
AULAS EM SÁBADOS ALTERNADOS, CONFORME CRONOGRAMA DAS 08H00 ÀS 17H00
DIAS E HORÁRIOS DAS PALESTRAS:
QUARTA-FEIRA OU QUINTA-FEIRA DAS 20H00 ÀS 21H30
Valor:
OU 6.600 NO BOLETO OU CARTÃO
18% de desconto para matrículas realizadas até 11 de março de 2022. A primeira parcela poderá ser paga até 04 de abril de 2022.
Opção C – 100% ON-LINE AO VIVO NO ZOOM.
Período das aulas 20 de abril a novembro/2022
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:
AULAS NAS QUARTAS-FEIRAS, CONFORME CRONOGRAMA DAS 19H00 ÀS 22H45
DIAS E HORÁRIOS DAS PALESTRAS:
QUARTA-FEIRA OU QUINTA-FEIRA DAS 20H00 ÀS 21H30
Valor:
OU 6.600 NO BOLETO OU CARTÃO
18% de desconto para matrículas realizadas até 11 de março de 2022. A primeira parcela poderá ser paga até 04 de abril de 2022.