Pós-Graduação e MBA
Tome a decisão de inovar convertendo o seu curso de PÓS-GRADUAÇÃO em Curso de MBA. Venha conhecer o MBA LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE FAMÍLIAS EMPRESÁRIAS e tome conhecimento das técnicas mais avançadas aplicadas em Gestão de Negócios em 7 meses.
O INPG – Instituto Nacional de Pós-Graduação foi fundado em 11 de março 1986 e consolidou-se como uma das primeiras instituições a oferecer cursos de pós-graduação e MBA de alto nível fora das poucas capitais em que então eram ofertados. Ao longo desses anos recebeu destaque em rankings de qualidade em pós-graduação, tanto no âmbito nacional quanto no regional. São mais de 30.000 alunos diplomados. Hoje o INPG oferece 8 cursos de pós-graduação em especializações e 8 MBAs, oferecendo também cursos de formação, em
seu PDE – Programa para Desenvolvimento de Executivos.
SOBRE O CURSO
As empresas familiares têm pequena probabilidade de sobrevivência e desenvolvimento se não houver em seu comando uma família empresária. Esta é a família que incorpora uma cultura empresarial adequada aos tempos, caracterizada pelo foco em resultados, pela visão estratégica, pela capacidade de estabelecer pactos produtivos e eficazes, pela aceitação da separação entre propriedade e gerenciamento, pela aceitação das melhores práticas de governança e compliance. As famílias empresárias são construídas e sustentadas por lideranças maduras e qualificadas, estejam estas em posições de comando corporativo, estejam atuando no contexto familiar propriamente dito, apoiando a gestão dentro do modelo certo. Este curso vai preparar lideranças para conduzir empresas familiares à dimensão de empresas geridas por famílias empresárias. Preparará lideranças para comando em posições de destaque e também para atuação em bastidores, seja no contexto da estrutura da empresa seja no contexto da família. Preparará também profissionais para a consultoria qualificada de empresas familiares – consultores externos ou assessores internos.
OBJETIVOS
O objetivo maior do curso de Liderança e Desenvolvimento de Famílias Empresárias é formar profissionais para o comando ou alta assessoria das empresas familiares que desejam passar ao estágio de empresas geridas por famílias empresárias ou sustentar essa condição, caso já a tenham adquirido.
Para cumprir tal propósito o curso vai preparar profissionais com capacitação para:
• Entender a empresa familiar em sua dinâmica natural, suas fraquezas, suas forças, e o modelo de gestão que incorpora as melhores práticas para o seu desenvolvimento.
• Exercer a liderança empresarial no contexto das relações e interações entre família, quadro executivo e operacional, familiar ou não.
• Compreender as questões estratégicas, gerenciais, operacionais da condução de uma empresa moderna e sustentável e os comportamentos recomendados à família e quadro profissional.
•Liderar o quadro profissional e a família para a construção de uma organização sólida, capaz de atender aos legítimos anseios de proprietários e os requisitos operacionais de mercado.
A QUEM SE DESTINA
• Diretores e gerentes de organizações familiares, sejam esses membros da família ou profissionais externos.
• Profissionais da família ou não que ocupam outros cargos de comando nas empresas e precisam compreender as questões complexas da gestão da empresa comandada por família.
• Acionistas ou cotistas não presentes na gestão do dia a dia da empresa, mas com óbvios interesses em seu destino e com poder de influência sobre ele.
• Empresários e empreendedores integrantes de famílias com potencial de investimento.
• Profissionais de alta consultoria empresarial.
COORDENADORA DO CURSO
Profa. Dra. Sanmya Feitosa Tajra
Doutora em Planejamento Urbano e Regional na UNIVAP/SP, Mestre em Educação – Currículo (Novas Tecnologias) (PUC/SP), Pós Graduada em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informações (PUC-MG), Gestão Empresarial (FGV-RJ) e Gestão de Serviços de Saúde (Senac-SP). Bacharel em Administração. Diretora da Tajra Tecnologias, empresa de consultoria e treinamentos com atividades na área de organização empresarial e tecnologia educacional, na qual desenvolve projetos de Mudança Organizacional, Programas de Qualidade, Sistema ISO, Planejamento Estratégico, BSC, Processos Sucessórios e em outras áreas relacionadas às diferentes áreas empresariais. Atuou na estruturação em mais de 80 organizações nos últimos 18 anos. Autora de vários livros na área de Gestão, Gestão em Saúde e Tecnologia Educacional.
CORPO DOCENTE
Clique no nome do Professor para ver o CV Resumido.
Prof. Dr. Alexandre Luzzi Las Casas
Pós-Doutorado pela Universidade Portuguesa – Porto (Portugal). Doutor em Administração Mercadológica pela Fundação Getulio Vargas – FGV – SP. Mestre em Administração de Empresas, na área de Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP. Graduado em Administração de Empresas (concentração em Marketing) pela University of Maryland (EUA) e em Administração Mercadológica pela Prince Georges College (EUA). Professor titular da PUC-SP, onde coordena os programas de Pós-graduação em Administração, nos níveis de mestrado e doutorado. Foi professor convidado nas universidades de Valladolid (Espanha) de Neuremberg (Alemanha), Complutense (Madrid), no Instituto de Economia e Administração (Moscou) na Universidade Católica Portuguesa – Porto e na Universidade Católica de Angola, onde ministrou aulas em cursos de doutorado, MBA. Palestrantes nacional e internacional. Autor de livros e artigos na área do marketing.
Prof. Dr. Álvaro Mello
Doutor em Administração pela FEA/USP.
Mestre em Administração pela EAESP-FGV
CEO da Beca e- Work, empresa pioneira no Brasil na área de treinamento de e empreendedorismo e teletrabalho. Consultor em projeto de Mobilidade Corporativa apoiado pelo Banco Mundial na área do Teletrabalho. Co- autor do livro “Telework in the 21st Century” editado pela OIT . Colaborador na elaboração do livro pioneiro sobre empreendedorismo escrito em português “O Empreendedor – Fundamentos da Iniciativa Empresarial”(1989). Autor do livro pioneiro sobre teletrabalho escrito por autor brasileiro, “Teletrabalho (Telework) : o trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora”(1999). Participou em vários eventos nacionais e em congressos internacionais como palestrante e apresentando trabalhos científicos sobre teletrabalho e empreendedorismo nos seguintes países : Estados Unidos, Inglaterra , Portugal, Suécia, Espanha, Holanda, Argentina, Costa Rica, Colombia, Uruguay e Venezuela. Co-organizou a publicação do Sebrae “Negócios que deram certo”.
Prof. Armando de Santi Filho
Mestre em Administração pela FEA-USP.
Graduado em Administração pela EAESP-FGV, São Paulo-SP. Foi executivo de negócios e financeiro de grandes empresas. Atualmente é conselheiro independente de empresas, com certificação peço IBGC. Consultor de governança corporativa e de gestão financeira. Autor de diversos livros da área financeira.
Prof. Dr. Arnóbio Araújo Durães
Doutorando em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Mackenzie. Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP – Centro Universitário Álvares Penteado, Pós-Graduado em Contabilidade Avançada, Pós-Graduado em Gerência Financeira, Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria pela Universidade São Judas Tadeu. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade São Francisco. Professor em cursos de Pós-Graduação e MBA na FIA – Fundação Instituto de Administração – IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e Faculdade Trevisan.
Palestrante nas áreas: Tributária, Contábil, Fiscal e Financeira. Diretor Executivo da Durães & Associados Business Consulting Ltda. Consultor de empresas nas áreas Financeira, Contábil, Tributária e Fiscal.
Prof. Carlos Alberto Ercolin
Doutorando pela UNAM – Argentina, com ênfase em Governança Corporativa. Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA-USP de São Paulo. Coordenou o capítulo Paraná do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Conselheiro Certificado pelo IBGC – CCI, desde 2010. Como Senior Consultant do Banco Mundial/IFC coordenou projeto de implantação de boas práticas de governança corporativa em Moçambique. Mais de 15 anos de experiência em Conselhos Consultivo, Fiscal e de Administração. Atualmente é Conselheiro fiscal na São Martinho (listada no Novo Mercado) e Conselheiro consultivo no PMI-PR. Co-autor do livro de Governança Corporativa da Fundação Getulio Vargas (usado nos MBA da FGV).
Prof. Dr. Carlos Henrique Aiello
Doutor em Comunicação Midiática pela UNIP – SP.
Mestre em Comunicação Midiática pela UNIP – SP. Especialização em Identidade Nacional, Educação e Desenvolvimento pela UNESP de Araraquara, MBA em Gerenciamento de Marketing pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação – INPG/SP. Graduado em Relações Públicas pela UNESP de Bauru. Atuou como executivo em empresas familiares e multinacionais como Coca-Cola e Ambev. Foi Gerente Regional do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de SP. Consultor de Empresas, Palestrante, Instrutor da KLA Educação Corporativa nos cursos de Vendas e Liderança. Presidente da ONG Morada de Luz há 21 anos.
Prof. Dr. Carlos Magno Andrioli Bittencourt
Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Economista, palestrante e consultor. Foi Presidente do Conselho Regional de Economia do PR. Atualmente é Conselheiro do Conselho Federal de Economia. Coordenador Pedagógico da CONAMPE. Possui mais de 800 entrevistas na mídia tanto escrita como falada em nível regional e nacional. Atuou como Analista de Negócios na Diretoria de Finanças do Banco
HSBC. Consultor Empresarial.
Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis Jr.
Doutor em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro de Portugal, convalidado pela FEA/USP, São Paulo – SP. Mestre em Gestão Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pós-Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É Professor Universitário e Pesquisador nas áreas de comportamento organizacional e inovação. Autor de 3 livros e diversos artigos em revistas internacionais de reconhecida qualidade como Journal of Business Ethics, Managing Service Quality, International Journal of Manpower e European Journal of Innovation Management, além de participações em diversos eventos internacionais sobre os temas. Avaliador de artigos da revista norte americana International Journal of Innovation Science. Consultor nas áreas de Inovação e Comportamento Organizacional. Docente convidado pela PUC-PR, pelo ISAE/FGV de Curitiba -PR e pelas Faculdades da Indústria do Sistema FIEP. Consultor nas áreas de Inovação e Comportamento Organizacional.
Prof. Dra. Deborah Riggenbach
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão do Comportamento Humano no Trabalho e Técnicas de Gestão de Pessoas nas Organizações. Psicóloga (CRP-12/4855). É sócia, consultora, palestrante e instrutora da DR Mentoria & Capacitação. Docente de cursos Pós-Graduação em nível de Especialização/MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional em diversas instituições de ensino de Santa Catarina. Diretora técnica da Irmandade do Divino Espírito Santo/IDES. Consultora de Empresas.
Prof. Dr. Fernando Do Val
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Economia pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo FIPE/USP. Graduação em Ciência Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de São Paulo/USP Especialista em Governança Corporativa e Ética Empresarial. Professor nos cursos de Pós/MBA do INPG Business School. Orientador de Trabalhos de conclusão de curso na Universidade Católica de São Paulo e Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Autor dos livros:
1) Teoria e Política, Monetarias – Editora Atlas em 4a edição.
2) Macro Economia Estática e Dinâmica Ed. Saraiva em 5a. edição.
Prof. Jakov Surjan
Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Ciência da Computação pela Universidade Mackenzie. Especialização em Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Graduação no IME-USP. Atuação na área de TI como programador, engenheiro de software, desenvolvedor de sistemas, elaboração e gestão de projetos tecnológicos, além de concepção e gerencia de Data Centers. Executivo de empresas nacionais e multinacionais de tecnologia em funções de gerencia e direção, responsável por áreas técnicas, administrativas, organizacionais e de planejamento, com desenvolvimento de projetos de amplitude nacional e internacional. Atuação em diversas funções acadêmicas com elaboração de projetos educacionais, professor, chefe de departamento, coordenador de cursos, gestor em Universidade, membro da direção de Faculdades e Universidades. Participação em congressos acadêmicos internacionais. Consultor de empresas nas áreas de tecnologia da informação, desenvolvimento de projetos tecnológicos, governança de TI, planejamento, reorganização de empresas, qualidade e transformação digital
Prof. Luiz Roberto Carnier
Master in Business Administration pela
Pacific University Professor dos cursos da FGV PEC e FGV In Company. Professor no programa top da FGV, e de programas especiais junto a universidades americanas e européias como: Lake Forest University- Chicago; Pace University ? New York entre outras. Sócio do NETVIEW Consulting Group atendendo empresas como: Pfizer Animal; DELPHI; Becton Dickson ; PHILIPS ; Reebok; Roche; Remantec; -Universo-on-Line ; Symrise; Microservice; SKF; Kraft Foods; BASF ; Rolamentos FAG; Mahle Metal Leve; BMS -Bristol Myers Squibb; Convatec; Syngenta. Autor de diversos livros e artigos.
Prof. Luiz Thomaz
Mestre em Administração de Empresas pela UFSC.
Economista pela UNIFAE. É Coach Executivo, com certificação pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua como consultor em projetos inovadores, startups, captação de recursos de longo prazo, viabilidade de projetos, planejamento estratégico, business intelligence, inteligência competitiva, valuation, gestão financeira e tributária. Sócio-proprietário da THZ.
Prof. Dra. Sanmya Feitosa Tajra
Doutora em Planejamento Urbano e Regional na UNIVAP/SP, Mestre em Educação – Currículo (Novas Tecnologias) (PUC/SP), Pós Graduada em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informações (PUC-MG), Gestão Empresarial (FGV-RJ) e Gestão de Serviços de Saúde (Senac-SP). Bacharel em Administração. Diretora da Tajra Tecnologias, empresa de consultoria e treinamentos com atividades na área de organização empresarial e tecnologia educacional, na qual desenvolve projetos de Mudança Organizacional, Programas de Qualidade, Sistema ISO, Planejamento Estratégico, BSC, Processos Sucessórios e em outras áreas relacionadas às diferentes áreas empresariais. Atuou na estruturação em mais de 80 organizações nos últimos 18 anos. Autora de vários livros na área de Gestão, Gestão em Saúde e Tecnologia Educacional.
OPÇÕES PARA O CURSO
Taxa de matrícula: R$250,00
Opção A – 100% Presencial.
Período das aulas em Maio/2022. Férias em Julho
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:
AULAS EM SÁBADOS ALTERNADOS, CONFORME CRONOGRAMA DAS 08H00 ÀS 17H00
Observação: Excepcionalmente poderá ter até 2 Módulos com Aulas em Sábados seguidos.
DIAS E HORÁRIOS DAS PALESTRAS:
QUARTA-FEIRA OU QUINTA-FEIRA DAS 20H00 ÀS 21H30
Valor:
EM 10 PARCELAS DE
R$ 1.100,00 CADA NO BOLETO OU CARTÃO
PAGAMENTO ANTECIPADO COM 30% DE DESCONTO.
EX-ALUNOS DOS CURSOS DE PÓS/MBA DO INPG BUSINESS SCHOOL TERÁ DESCONTO DE 25%
A primeira parcela poderá ser paga até o início das aulas.
Opção B – 100% ON-LINE AO VIVO NO ZOOM.
Período das aulas em Maio/2022.
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:
AULAS NA QUARTA-FEIRA OU QUINTA-FEIRA, CONFORME CRONOGRAMA DAS 19H00 ÀS 22H45
DIAS E HORÁRIOS DAS PALESTRAS:
QUARTA-FEIRA OU QUINTA-FEIRA DAS 20H00 ÀS 21H30
Valor:
EM 10 PARCELAS DE
R$ 660,00 CADA NO BOLETO OU CARTÃO
PAGAMENTO ANTECIPADO COM 30% DE DESCONTO.
EX-ALUNOS DOS CURSOS DE PÓS/MBA DO INPG BUSINESS SCHOOL TERÁ DESCONTO DE 25%
A primeira parcela poderá ser paga até o início das aulas.
CRONOGRAMA DE AULAS PRESENCIAIS