TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL:
O Curso
Para que possa alcançar a qualificação desejada e exercer as diferentes atividades como profissional da área comercial, de vendas e desenvolver competências diversas capacitando o egresso para a gestão comercial de alto nível, o egresso deste curso deverá desenvolver as seguintes competências:
– Compreender as políticas e relações empresariais e organizacionais, criando modelos de ações comerciais efetivas e voltadas para o resultado dos negócios da empresa;
– Se adaptar frente a cenários diferenciados e a problemas eventualmente detectados durante processos de prospecção e retenção de clientes que afetem as ações comerciais enquanto desenvolvendo um perfil ético, e com desenvolvimento empreendedor;
– Ter competência para atender os principais stakeholders envolvidos no processo comercial, de vendas e marketing estratégico;
– Atuar em equipes multidisciplinares enquanto desenvolvendo uma comunicação eficaz e de elaboração de trabalhos entre departamentos para satisfazer o monitoramento e implementação das estratégias comerciais;
– Identificar oportunidades e ameaças do mercado e determinar possibilidades de desenvolvimento e inovação para comercialização de produtos e serviços a curto e longo prazo;
– Gerenciar as informações estratégicas para a tomada de decisões;
MERCADO DE TRABALHO DO PROFISSIONAL
O novo profissional poderá exercer funções relacionadas nas seguintes atividades:
– Criar e alinhar estratégias de vendas e marketing com o alinhamento estratégico e organizacional.
– Detectar e desenvolver novas tendências comerciais para aumentar competitividade das empresas.
– Desenvolver propostas de empreendedorismo, inovação, e planos de negócios dentro do escopo comercial.
– Realizar as atividades de rotina de um departamento comercial e de vendas.
– Criar, entender, e analisar um planejamento estratégico de uma empresa para tomada de decisão com viabilização comercial.
– Planejar e implementar estratégicas relacionado à produtividade e resultados comerciais;
– Coordenar e realizar rotinas diárias e seus procedimentos de cunho comercial.
– Planejar e implementar estratégias de negócios e mudanças transformadoras na organização e mercado.
– Alinhar dinâmicas organizacionais e regras da empresa de foco estratégico com suas operações em busca de um resultado e sucesso competitivo.
Objetivos do Curso
Em quatro semestres, o curso Gestão Comercial fornece uma visão geral e dedicada as funções dentro da gestão comercial, através da
capacitação do aluno para atuar nos diversos campos da área comercial sabendo como prosseguir com implementação de estratégias, e inovando no âmbito comercial, buscando o aumento da produtividade, competitividade e qualidade das empresas.
Além de planejar a intervenção comercial focado no comercio quer seja no atacado, varejo, representação entre outras, também abordando um trabalho prático, com sucesso através do trabalho em equipes visando um resultado positivo originado no processo de tomada de decisões.
Matriz Curricular e Certificações Parciais
1º PERÍODO – Gerencial Básico
Administração – 80 CH/ha
Microeconomia – 80 CH/ha
Matemática – 80 CH/ha
Comunicação Empresarial (EAD) – 80 CH/ha
Oficina de Informática (EAD) – 40 CH/ha
Educação Ambiental (EAD) – 20 CH/ha
Relações Etnico Raciais (EAD) – 20 CH/ha
CH/ha total – 400
2º PERÍODO – Analista Jr. em Gestão Comercial
Contabilidade – 80 CH/ha
Estatística – 80 CH/ha
Matemática Financeira – 80 CH/ha
Introdução as Ciências Sociais (EAD) – 40 CH/ha
Métodos e Técnicas de Pesquisa (EAD) – 40 CH/ha
Custos e Formação de Preços (EAD) – 40 CH/ha
CRM – Marketing de Relacionamento (EAD) – 40 CH/ha
CH/ha total – 400
3º PERÍODO -Supervisor Jr. em Gestão Comercial
Gestão Mercadológica – 80 CH/ha
Planejamento Estrategico – 80 CH/ha
Comportamento do Consumidor – 80 CH/ha
Direito Empresarial (EAD) – 40 CH/ha
Fundamentos de Marketing (EAD) – 40 CH/ha
Empreendedorismo (EAD) – 40 CH/ha
Negociação Empresarial (EAD) – 40 CH/ha
CH/ha total – 400
4º PERÍODO – Tecnólogo Em Gestão Comercial
Marketing Digital e E-commerce – 80 CH/ha
Gestão de Projetos – 80 CH/ha
Marketing de Serviços e Gestão Comercial – 80 CH/ha
Ética e Responsabilidade Profissional (EAD) – 40 CH/ha
Negócios Eletrônicos (EAD) – 40 CH/ha
Análise de Mercado (EAD) – 40 CH/ha
Optativa: Língua Brasileira de Sinais – Libras (EAD) – 40 CH/ha
CH/ha total – 400
Disciplinas regulares do curso em Hora Aula
1.333 h
Disciplinas regulares do curso em Hora Relógio
150 h
Atividade Complementar em Hora Relógio
120 h